A SABEDORIA QUE VEM DE DEUS
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a DEUS, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tg 1:5).
Nesta passagem, Tiago fala da sabedoria que vem do alto, ou seja, é a capacidade espiritual de ver e avaliar a nossa vida e conduta do ponto de vista de DEUS. E aqui inclui fazer escolhas acertadas e praticar coisas certas de conformidade com a vontade de DEUS revelada na sua própria Palavra e na direção do Espírito Santo (Rm 8:4-17). Podemos receber sabedoria indo a DEUS e pedindo-lhe com fé: “Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento” (Pv 2:6).
A palavra sabedoria, segundo o dicionário, tem vários significados e entre eles esse: Grande soma de conhecimentos adquiridos. Mas essa sabedoria humana, ou natural, limita-se apenas aos interesses desta vida. Ela concerne preponderantemente à vida presente e pode até levar o homem a ter um imenso sucesso em diferentes áreas terrenas. Entretanto, o homem pode possuir grande sabedoria natural e, contudo, não conhecer a DEUS (Lc 14:28-32).
A sabedoria deste mundo é uma sabedoria que exclui a DEUS, que glorifica a autossuficiência humana, que faz do homem a autoridade suprema e que se recusa a reconhecer a revelação de DEUS em JESUS CRISTO. A essa sabedoria DEUS chama de loucura: “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de DEUS; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia” (1 Cor 3:19).
Há ainda outra sabedoria que opera no homem e essa, porém, satânica. Essa sabedoria sempre é empregada com um propósito maligno e existem pessoas dotadas de sabedoria diabólica, que fazem de tudo para alcançar os seus propósitos. Para essas pessoas pouco importa, ou nem se importam, de como conseguir galgar seus objetivos. Dizem elas: os meios justificam nos fins. Passam, literalmente, por cima de tudo e de todos e nem ligam para o prejuízo causado a outrem. Esta sabedoria se caracteriza por sentimentos facciosos, pela inveja, etc... “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa” (Tg 3:14-16). A amarga inveja é o vício que impede a pessoa de cuidar somente dos seus próprios interesses. E quando isso acontece na igreja, ela polui e contamina tudo aquilo que é santo.
Falamos aqui de dois tipos de sabedoria que operam na vida humana. A sabedoria humana ou natural, que se acha autossuficiente e limita-se aos interesses desta vida e a sabedoria maligna que tenta destruir vidas para alcançar seus diabólicos intentos. Enquanto a sabedoria humana não dá crédito para as coisas do SENHOR, a maligna, além de não reconhecer DEUS, é destrutiva, perversa e cheia de más intenções. Ela deve ser evitada, totalmente e literalmente, pelo servo do SENHOR JESUS .
Agora vamos falar da sabedoria que vem do alto, que vem de DEUS para tantos quantos a buscam. A esta chamamos de sabedoria divina.
A sabedoria divina se caracteriza por adotar os melhores meios possíveis para a grandeza do reino de DEUS. É a sabedoria evidenciada pelo homem espiritual e não se confunde com a sabedoria natural. Devemos notar que há uma diferença entre a “Palavra de sabedoria” (esta um dom de DEUS, dada pelo Espírito Santo) e a sabedoria de DEUS que é essencial a todos (Tg 1:5). Através das Escrituras, todos os servos de DEUS são encorajados a buscar esta sabedoria, que é uma necessidade diária. A sabedoria de DEUS é tremendamente necessária à igreja para o uso correto dos dons de DEUS. É esta sabedoria, a de DEUS, que devemos buscar, falar e anunciar às pessoas, pois é pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, sem hipocrisia (Tg 3:17).
Que possamos buscar do SENHOR a sua sabedoria e deixo para todos o que o apóstolo Paulo escreveu aos colossenses: “A palavra de CRISTO habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração” ( Cl 3:16).
Que todos vocês tenham um excelente dia na presença de JESUS , o fiel, e busquem a sabedoria que vem de DEUS.
Deus Abençoe abundantemente