COMO SER OU SABER SE ÉS FILHO DE DEUS?
Para ser filho de alguém tem que ser gerado desta pessoa, e não é diferente quando for no lado espiritual. Sabemos todos que somos criaturas de Deus, obra das suas poderosíssimas mãos, mas ainda assim não podemos nos considerar filhos de Deus. Porque a Bíblia Sagrada mostra algumas pré-condições no que diz respeito aos filhos de Deus. Primeiro e único filho de Deus segundo as escrituras é Jesus (...) “E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o”. (Mateus 17:5).
Fora de Jesus, todos são feitos filhos de Deus através da figura do Senhor Jesus “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (João 14:6). E para isso primeiramente tem que aceitá-lo e recebê-lo na sua vida e crer no nome dele assim como está claro neste verso “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. (João 1:12).
Não tem como ser considerado filho de Deus se não aceitarmos a Jesus, e aceitar Jesus significa reconhecê-lo primeiro como sendo: “o Verbo, que estava com Deus, e que era Deus. E que todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Que nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens, a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Que estava no mundo, e que o mundo foi feito por ele. E que depois se fez carne, e habitou entre nós, com a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. Por outras palavras, para ser considerado filho de Deus, primeiro tem que entender e aceitar que Jesus é Deus que se fez homem. Se não concorda com isso, logo não tem como fazer parte dos filhos de Deus que é o Pai do Senhor Jesus.
Uma coisa que tem que ficar claro é que se és filho de Deus, nesse tempo em que não há Jesus físico, única coisa que tem que estar presento em sua vida é o Espírito de Deus, que é o Espírito Santo, para te dar a certeza dessa relação de Pai – Filho, e guiar os seus passos, endirectar os seus caminhos. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (ROMANOS 8:16) E tem mais “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. (Romanos 8:14)
Somos todos criaturas de Deus, mas nem todos nós somos guiados pelo Espírito de Deus, e tenho a certeza que nem todos já recebemos essa certificação no nosso espírito de que sejamos filhos de Deus. Então pare de se enganar que pelo facto de ser criatura de Deus, logo és filho.
Se for guiado pelo Espírito Santo que é o Espírito de Deus, significa que a pessoa é filha de Deus. Ou seja se não é o Espírito de Deus que guia a pessoa, que dirige a vida da pessoa, então de nenhum modo a pessoa pode ser considerada FILHO ou FILHA de Deus.
Alguns detalhes sobre àqueles que são filhos de Deus:
- O filho de Deus tem que ser praticante da justiça, e amar o seu próximo. “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus”. (I João 3: 10)
- Os filhos de Deus devem ser irrepreensíveis, sinceros, inculpáveis. “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. (Filipenses 2:15)
- Os filhos de Deus devem pautar pelo espírito da paz, ou seja devem ser pacificadores. “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. (Mateus 5:9)
____________________
Deus Abençoe Abundantemente.
Texto Original editado e publicado por: Sarudzai dos Santos Jone